Rosilene Estrela

Wednesday, April 18, 2007

Universidade Federal da Bahia
Faculdade de Educação
Disciplina – EDC 269 – Estágio e Seminário de Ciências
Docente – Adriane Lizbehd Halmann

ROTEIRO PARA OBSERVAÇÃO NA ESCOLA

IDENTIFICAÇÃO

Nome – Rosilene Estrela de Oliveira
Tel. – 71 – 88138302 E-mail – juralene@bol.com.br

A ESCOLA

1. Identificação

Nome da Escola – Colégio Estadual Princesa Izabel
Endereço – Rua 1º de janeiro 37, Cidade Nova
Telefone – 32445239
Rede – Estadual
Diretora – Iraildes Gramosa
Horário de funcionamento da Instituição: 03 (três) turnos – matutino, vespertino e noturno
Níveis de ensino – fundamental e médio (EJA 3)
Numero de alunos por turma – 30 Número total de alunos – 1.147

2. Aspectos físicos

Número de salas – 13 Sala de vídeo – 1 Sala de leitura –1
OBS: Não há laboratório de ciências
A área de lazer é ampla, iluminada e bastante ventilada. Esta é livre e sem presença de mobiliários.

3. Aspectos técnicos

Equipamentos da sala de leitura – mesas, cadeiras, retroprojetor, televisor, vídeo e estante com livros
Procedimento de utilização – mediante presença dos professores, estes repassam o material aos alunos, inclusive livros.
Freqüência de Utilização pelos professores – Os professores do noturno são os que mais utilizam. Os demais não demonstram interesse em utiliza-lo.

4. Aspectos pedagógicos

Ø A escola possui Projeto Político Pedagógico? Sim. Encontra-se em processo.
Ø No processo evidencia aspecto relacionado ao ensino de ciências.
Ø As reuniões pedagógicas são realizadas na escola: o AC acontece semanalmente, neste estão presentes professores e direção, durante o dia. A noite é composto pelos professores e coordenador pedagógico.
Ø As reuniões relativas ao Projeto Político Pedagógico são realizadas a noite, em dias definidos pelo grupo de professores.
Ø O plano de ensino é anual e o de aula é por unidade e semanal
Ø Alguns professores participam de educação continuada e cursos (estes não foram especificados)
Ø A escola incentiva a participação de professores em curso de aperfeiçoamento ou formação continuada
Ø Só há coordenador pedagógico no noturno
Ø A maior parte dos professores se queixa da falta de interesse e indisciplina de alguns alunos.
Ø Também há queixais relativas a Instituição escolar.


Entrevistada: Maria Hélia Tavares
Secretária
Em 11/04/2007.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home