Rosilene Estrela

Wednesday, April 11, 2007

TEXTO : Importância da Educação Cientifica na Sociedade Atual

Alfabetização Cientifica é um elemento essencial para educação?

Sim. Com certeza a alfabetização científica tem grande relevância para a formação do estudante, infelizmente esta não é apresentada de forma interessante. Quando se fala do estudo cientifico há uma certa tendência à visualização de algo distante, abrangente apenas a uma pequena parcela da sociedade, um estudo da iniciativa privada de destaque na sociedade.
O texto defende a criação de um currículo cientifico básico, visando o movimento de alfabetização científica. Seria interessante o emprego deste nas escolas convencionais, talvez não como disciplina obrigatória, mas como forma de opção para aqueles que tivesse interesse em se aprofundar em tal estudo. A iniciação cientifica poderia ser inclusa na disciplina de ciências naturais, servindo de estímulo para alunos que realmente mostrasse interesse pela disciplina buscar um conhecimento mais profundo na área que mais lhe adequasse.
Segundo Fensham (2002 b) “ Os futuros cidadãos desenvolver-se-ao melhor se adquirirem uma base de conhecimentos científicos”, tais conhecimentos precisam ser levado ao conhecimento de todos. A partir da apropriação deste certamente nem todos serão futuros cientistas, porém com certeza se abrirá um novo leque para a visão e compreensão do elementos que faz parte do cotidiano do aluno.

A importância da alfabetização cientifica na sociedade atual.

A sociedade atual está fazendo o regresso na arte do pensar, são meros seguidores de doutrinas prontas e isto pode ser notado até dentro das escolas, a construção do saber está cada vez mais industrializada. Outrora a detenção do conhecimento era privilégio de poucos por que a massa não tinha acesso aos recursos tecnológicos, hoje, estes aliena a sociedade, estudantes fazem da internet o seu mundo pensante.
Há muitas coisas, existente no mundo, que a ciência até hoje não consegui explicar, por exemplo: como o cérebro organiza a nossa memória. Estamos vivendo problemas ambientais diversos, alguns até irreversível, já não podemos conceber veículos automotor que destrói a camada de ozônio.
Por esses e outros motivos é que não podemos mais conceber uma sociedade sem alfabetização cientifica, os frutos obtido desta beneficiará muitas vidas além de formar cidadãos.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home